Decorreu com sucesso a primeira fase do projeto “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa promovida pela Assembleia da República em colaboração com o Ministério da Educação e Ciência, entre outras entidades, cujos objetivos se prendem com a promoção da educação para a cidadania, com o fomento do interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade, com o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do sentido crítico.
Este ano lectivo, o tema em debate é "Redes Sociais: combate à discriminação." Um tema que promete pela actualidade e pertinência.
Os dinamizadores do projecto ao nível da escola são as professoras do 7º A, Paula Ângela (Directora de Turma); Isabel Biscaia (professora de Língua Portuguesa).
A primeira fase do projecto, correspondente à fase de escola, envolveu uma reflexão/debate sobre o tema proposto; a constituição da Comissão Eleitoral ( da qual fazem parte dois alunos, Joana Barbosa e Tiago Charana do 9ºB) e duas professores (Teresa Moura e Alexandra Caetano), a entrega de candidaturas e a afixação pública e, ainda, a campanha eleitoral, que decorreu entre os dias 12 e 13 de Janeiro. As eleições tiveram lugar no dia 20 de Janeiro e contemplaram outros procedimentos: definição de medidas a aplicar, eleição de deputados à Sessão Distrital, eleição do candidato à mesa da Sessão Distrital.
Posteriormente, procedeu-se ao envio para a Assembleia da República dos resultados das eleições, do texto de recomendações, do nome dos deputados da escola e relatório das professoras responsáveis.
Um projecto que promete pelo papel formativo que desempenha na aprendizagem da vivência democrática dos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário