quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Formação de utilizadores na Biblioteca da escola sede







A turma do 4º ano do professor Paulo Carvalho Lopes da E.B. 1 do Serrado visitou, na semana passada, a biblioteca da escola sede, com o objectivo de tomar conhecimento da forma como a casa dos livros do Agrupamento está organizada.
Chegaram à hora marcada e com muita vontade de aprender. O espaço era novo aos olhos curiosos e vivos dos meninos do 1º ciclo. Tão novo que inicialmente sentiram dificuldade em libertar-se da ideia que possuíam sobre uma biblioteca escolar. Foi preciso olhar bem à volta, observar os armários recheados de livros, as mesas de trabalho, os computadores, as revistas, os jornais , os cd´s e os dvd´s, para perceberem a verdadeira natureza de uma biblioteca escolar nos dias de hoje. Mais atentos ao espaço envolvente, compreenderam  que a  leitura é a actividade principal que nela tem lugar. Mas que essa leitura se pode fazer a partir de livros - suporte impresso - de computadores - suporte digital - e de filmes - suporte visual. Ou seja,  compreenderam que as fontes de leitura e de informação da actualidade são variadas e ricas. No entanto, aquela que  mais se procura incentivar junto dos mais pequenos é a leitura do livro.
Por essa razão, explicou-se a organização da biblioteca escolar, por áreas de conhecimento,  semelhante à  que se encontra num supermercado. Com a diferença de que num supermercado se agrupam produtos alimentares e de higiene, por exemplo, enquanto que numa biblioteca se organiza o conhecimento, que se divide em nove classes, segundo a  classificação decimal universal. O que faz com que cada livro tenha uma morada universal e local. Tudo isto lhes foi explicado. Prometeram voltar e continuar a receber informação sobre a biblioteca escolar e o seu universo de informação.
Durante a visita que efectuaram à biblioteca, houve ainda tempo para conversar sobre Anne Frank e para desfolhar alguns livros que atraíram a atenção dos pequenitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário