terça-feira, 20 de março de 2012

A Comemoração do Dia da Árvore pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais




A Comemoração do Dia da Árvore pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (grupos de Ciências Naturais, Matemática, Ciências Físico-químicas, Educação Tecnológica e Informática), foi planificada por forma a ser inserida na Atividade D. Dinis o Trovador – Poesia na Floresta, e visa a articulação entre ciclos de ensino. Assim, o departamento pretende que cada turma da escola proceda à plantação, apadrinhamento de uma árvore e estudo da mesma (estudo da isometria da folha), com o objetivo de reforçar a importância de preservar os espaços verdes, de compreender a relação entre o meio vegetal e a melhoria das condições de vida na Terra e levar os alunos a revelar uma atitude responsável face à proteção dos seres vivos.



Posteriormente foi elaborado um projeto de candidatura ao PRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO-“CIÊNCIA NA ESCOLA”, subordinado ao TÍTULO - “ Da serra ao mar, extinção nem pensar", de que esta atividade é parte integrante. Assim, mediante a identificação de um problema – A ameaça de extinção de espécies na Serra da Boa Viagem - e contando com a colaboração da Associação de Proteção Ambiental “Trilhos de Esplendor”, em particular do Professor Doutor Horst Engels, que tem desenvolvido, com o grupo de Ciências da Natureza, um trabalho colaborativo muito rigoroso e valioso pela transmissão de relevantes valores ambientais e comprometimento de cidadania, partiu-se para o levantamento/listagem das referidas espécies. Contou-se igualmente com o apoio técnico do Engenheiro Agrónomo, Luís Caetano, no intuito de uma análise das condições físico-químicas de toda a área envolvente à Escola, para a viabilização do plantio de espécies em ameaça de extinção ou extintas na serra e outras que se possam adaptar bem ao terreno, tendo a empresa de que é proprietário - Centro de Jardinagem – VIVEIROS DA FIGUEIRA, disponibilizado desde logo, para oferecer à escola, as 21 árvores a serem plantadas. Igualmente valiosa foi a colaboração da Junta de Freguesia de Tavarede, que respondeu favoravelmente ao apelo da escola, procedendo à preparação do terreno para o plantio que terá lugar, dia 21 de março, dia mundial da floresta e dia da árvore. Acresce dizer que o composto a utilizar nas caldeiras das referidas árvores será disponibilizado pela Câmara Municipal.

Deste modo, cada turma terá oportunidade de plantar (de acordo com calendarização previamente realizada que se prolonga por toda a manhã), apadrinhar, identificar (utilizando uma placa) e estudar uma árvore e será responsável pela sua manutenção. Pese embora a ideia ter germinado no Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, a atividade que está igualmente inserida no projeto Eco-Escolas, assumirá um cariz multidisciplinar, uma vez que para a sua concretização conta ainda com a participação de outros departamentos curriculares/disciplinas, nomeadamente, Geografia e ainda com a Biblioteca Escolar, envolvendo todas as turmas do 2º e 3º Ciclos do Agrupamento, o que permite a desejável interligação de saberes.

Sem comentários:

Enviar um comentário