terça-feira, 20 de março de 2012

Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Buarcos - 19 a 23 de Março

   Semana da Leitura – 2011/12 – 19 a 23 de Março - Ler + Cooperação e solidariedade – D. Dinis, o poeta trovador             
   Esta semana, de 19 a 23 de Março, realiza-se mais uma vez a Semana da Leitura. É a 6ª edição desta iniciativa do Plano Nacional de Leitura, que este ano se articula, na nossa escola, com outras efemérides de relevo no quotidiano escolar. São elas: o Dia da Árvore, o Dia Mundial da Poesia e as Comemorações dos 700 anos de D. Dinis, actividade  de articulação curricular dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento, expressivamente designada – D. Dinis, o poeta trovador e Poesia para D. Dinis. Uma iniciativa que pretende atuar de forma concertada em torno de preocupações ambientais, ecológicas, estéticas, artísticas e culturais. Uma iniciativa à escala do seu patrono, D. Dinis, também ele, no seu tempo, um rei lavrador e um rei poeta. Dimensões que coube a cada um dos grupos disciplinares envolvidos desenvolver numa articulação fecunda com a formação integral dos alunos.
      Um encontro que se pretende feliz, porque, à imagem do rei poeta, reúne natureza e cultura, árvores e poesia, livros e leitura, ação e reflexão, e reforça a identidade do Agrupamento de Escolas de Buarcos, sintonizada numa fértil convergência de actuações multidisciplinares. 
Uma semana  em que  a arte de aprender a gostar de ler se insinua de mão dada com a arte de aprender a cuidar da natureza, num dos seus elementos mais generosos,  a árvore. A arte de aprender o prazer da leitura, uma das vertentes fundamentais da Semana da Leitura, revela-se assim tarefa mais fácil, porque,  este ano, se  estende um livro sobre uma árvore em cada sala de aula, ao primeiro tempo da manhã do dia 19 de Março. O livro A Árvore Generosa de Shel Silverstein, editado pela Bruaá, que conta uma história sobre uma árvore  e um menino que se faz homem. Uma história que nos mostra que os livros, tal como a vida, têm árvores e pessoas lá dentro. Um livro que simboliza a dimensão humana da leitura na sua plenitude. Aquela que esta convergência de actuações pretende celebrar nesta semana peculiar: as árvores e os livros, a poesia e o desenho, a história e as histórias, a música e a arte. Tudo isto porque até as árvores são feitas de histórias.
        

Sem comentários:

Enviar um comentário