terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eva, um livro para a infância de Margarida Botelho



Em 2009, Margarida Botelho criou um projecto de arte e literacia comunitária, com o apoio do Ministério da Cultura, do Centro Nacional de Cultura e da UNESCO, ao qual deu o nome de Encontros. Durante oito meses viajou por Moçambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando vida através das experiências de muitos meninos grandes e pequenos que participaram no projecto.
Com base nesta experiência nasceu o livro Eva, um livro com duas histórias, com dois retratos de duas meninas, ambas de nome Eva; uma vive na Europa, num país que poderá ser Portugal, e outra em África num país que poderá ser Moçambique.
EVA é a história documental de duas culturas que poderão ter mais coisas em comum do que à partida se imagina.  Eva é um livro que celebra a diversidade e a pluralidade do mundo com os seus encontros e desencontros. Eva é também um livro que apresenta uma expressão visual desafiante para o leitor.
Eva é o primeiro livro da colecção POKA POKANI. Esta colecção é parte integrante de um projecto artístico de intervenção comunitária que assenta na criação, e no registo documental, de histórias na primeira pessoa, originárias de geografias lusófonas e não só. O projecto, que celebra o encontro entre diferentes mundos, terá as imagens e as palavras dos vários participantes locais, que a autora e mediadora Margarida Botelho reflecte numa visão em forma de livro depois de cada encontro. E assim nasceu o primeiro livro da colecção: Eva, entre a vivência num campo de refugiados e numa ilha de espíritos, a de Moçambique.
( via blogue buala, cultura contemporânea africana)

Vale a pena revisitar os convites para o lançamento do livro que teve lugar no Centro Cultural de Belém, no dia 27 de Março de 2011, na  Sala Lopes Graça.







Sem comentários:

Enviar um comentário