terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os pais e encarregados de educação, parceiros importantes na mobilização para a leitura

Ciente de que a mobilização dos pais e encarregados de educação para a leitura é uma mais valia para a captação de mais leitores junto dos mais pequenos, a equipa da biblioteca, em sintonia com  os professores da escola e, em particular os de Língua Portuguesa, dirigiu uma carta aos pais e encarregados de educação, com o propósito de despertar a sua atenção para a importância da leitura em família e para o papel impulsionador que o blogue da biblioteca poderia ter nessa prática. Ora vejamos.


“Não há maior gratificação do que fazer leitores, conseguir passar a alguém esse deslumbramento e a imensa liberdade que os livros nos proporcionam”, afirma Teresa Calçada, a Coordenadora das Bibliotecas Escolares.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Buarcos, em parceria com os Grupos Disciplinares e, em particular com o Grupo de Língua Portuguesa, corrobora esta afirmação e procura continuamente incentivar e fomentar a prática da leitura, para que os alunos/leitores façam do livro um objeto do dia a dia, desenvolvendo a sua imaginação e enriquecendo os seus conhecimentos.
Este ano, é nossa intenção divulgar a toda a comunidade escolar o blogue da Biblioteca: www.bibliotecanaareia.com., cuja existência se prende de igual modo com o apelo à leitura e à formação de leitores. Assume-se, por isso, como um espaço virtual de informação,  formação e  diálogo sobre o universo do livro e da leitura. Uma mão cheia de referências úteis -  de instituições a revistas e jornais, passando por blogues, livrarias, editoras, ilustradores, escritores, heróis de papel, concursos e projectos  nacionais de incentivo à leitura -  surge no genérico deste blogue. O seu  propósito  é a divulgação de informação relevante e útil  sobre esta matéria, incluindo aquela que tem lugar  no  nosso  Agrupamento - efemérides, concursos, actividades e textos de alunos  -   para que cresça  entre nós o interesse pelos livros e  pela leitura.
Deste modo, decidimos  sensibilizar os pais e encarregados de educação para a sua consulta, para que sejamos  mais  a interessarmo-nos pela situação de leitura dos nossos alunos.
 No tempo de Natal que se aproxima, em que a partilha ganha uma dimensão mágica, nada melhor do que um livro ou um momento de leitura familiar, em qualquer suporte, para a celebrarmos com entusiasmo.
E sempre que possam, venham à Biblioteca!

A Professora Bibliotecária

Sem comentários:

Enviar um comentário