terça-feira, 31 de maio de 2011

Livros cujos protagonistas são pintores

Eis alguns livros sobre a vida e a obra de alguns dos mais conhecidos pintores da história da pintura universal que podes ler na biblioteca da tua escola e do teu agrupamento.  Aproveita as férias que se aproximam e desfruta de um destes livros na Casa dos Livros do Infante D. Pedro.


Uma biografia livre da vida do grande pintor Marc Chagall, das origens humildes no bairro judeu de Vitebsk,a sua cidade natal na Rússia, até à fama e reconhecimento mundiais. Em criança, Moshe Segal vivia encantado com o bairro judeu de Vitebsk, onde vivia.Observava os músicos, os rabinos, as cabras e as galinhas, o avô que subia ao telhado para comer cenouras.Quando cresceu, tornou-se o pintor Marc Chagall. Sem nunca deixar de reviver todas as suas memórias, deu-lhes vida nos seus quadros vivos e cheios de cor.


Quem era Gustav Klimt? Todos sabem que pintava quadros sumptuosos decorados a ouro, com personagens capazes de exprimirem múltiplos sentimentos. Como ele não gostava de falar sobre a sua obra e da sua vida, deixemos que seja o seu gato a falar por ele...


De um modo extraordinariamente integrado, aproveitando com sensibilidade e inteligência cada pormenor, a dupla de italianos entreteceu texto e imagem numa luxuosa tapeçaria que inventa sonhos e infância para Giotto di Bondone (1267-1337), o revolucionário pintor florentino. Muita da riqueza deste trabalho está no cabal aproveitamento de cada componente do objecto livro. Logo as primeiras páginas de guarda, em geral simples zona de respiração, contêm, além de um rodapé de ilustrações, o aviso: «Giotto nasceu há mais de 700 anos, perto de Florença. Da sua infância só se sabe que era um pastorinho e, da primeira juventude, que foi discípulo do Cimabue. Tudo o resto é lenda, como esta história».
 in Casa da Leitura

Adaptação, para o público infanto-juvenil, da biografia de Leonardo Da Vinci, esta narrativa dá especial destaque ao génio inventivo do criador, ao mesmo tempo que procura revelar a sua profunda humanidade e a atenção que dedicava aos outros e ao mundo que o rodeava. Ao colocar Leonardo a interagir com um jovem criado, uma criança ainda, o narrador sublinha a dimensão pedagógica do inventor e do artista que tenta explicar aquilo que observa e a forma como pretende deixar a sua marca no mundo. Ao acompanhar alguns dos anos mais produtivos de Leonardo Da Vinci, a narração apresenta-o como homem polifacetado, cujos interesses diversificados ainda hoje fazem dele um cientista e um artista ímpar. As ilustrações procuram recriar, com expressividade e algum pormenor, o contexto da personagem central, dando especial relevo à recriação das suas obras, escritos e pensamentos.
Ana Margarida Ramos, in Casa da Leitura


Recriação poética da biografia de Leonardo Da Vinci, Mestre Da Vinci, de José Jorge Letria é uma homenagem a uma das figuras mais relevantes – e também mais complexas – da História da Civilização Europeia. Com trabalho relevante no domínio das ciências e das artes, Leonardo representa a figura do humanista e do sábio do Renascimento, revelando-se completo. Num discurso acessível, também em resultado da opção pela narrativa versificada, o autor recria alguns dos aspectos mais relevantes da vida e a obra deste pensador, humanizando e dando-o a conhecer aos leitores mais pequenos.
Ana Margarida Ramos, in Casa da Leitura







Uma forma simples e agradável de conhecer o percurso do pintor Pablo Picasso. Um pequeno texto que se lê num ápice e que nos dá conta do significado da pintura, do sentido que adquire como forma de expressão do mundo em alguém que possui talento e sensibilidade para exprimir  com a cor, a tela e os pincéis a emoção da vida

Sem comentários:

Enviar um comentário